quinta-feira, 13 de junho de 2013

Tarefa 1

Texto sobre o vídeo: A história das Coisas.

O vídeo “A História das Coisas” produzido por Louis Fox, relata uma realidade que o consumismo exagerado e praticado pela humanidade tem provocado ao planeta terra e consequentemente, a nós mesmos. Tais como: a poluição do ar, da água, as exterminação de animais, os tóxicos usados nas indústrias e a eliminação das riquezas naturais em prol do consumo no mundo. O filme nos mostra como o valor humano é colocado na balança de acordo com a intensidade do consumo, ou seja, quem não possui e não compra muito conforme o sistema, não tem valor. Isso faz com que cada vez mais ocorra a discriminação entre classes sociais.
E o problema de tudo isso é que o mundo está aprendendo e praticando a política do “consumir para ser valorizado”; a mídia principalmente nos convencem a jogar fora coisas completamente úteis, somente pela sensação de não estar encaixado no padrão atual. Tais estratégias nos controlam de maneira tão manipuladora que, nos passa a ser perfeitamente natural e normal.
Outro aspecto apresentado no vídeo, diz respeito ao destino de todo o lixo exagerado que se cria com a crescente produção de bens. A proliferação de doenças, as contaminações de rios, ar, florestas e solos causadas pelos resíduos tóxicos gerados no consumo e na produção deixa claro que não é suficiente só reciclagem para resolver o problema. Para acabarmos ou minimizarmos esse problema, todos nós temos que ter a consciência de que precisamos fazer com que não haja mais desperdício de recursos assim como deve haver uma mudança no sistema de produção. Se isso continuar nosso planeta terra entrará em um colapso. 
A conscientização é a palavra que todos devem adotar e praticar do seu dia a dia, pois somente assim que poderemos ter um mundo mais saudável e limpo. A mudança é mais individual quanto parece, precisamos, de início, agir por nós mesmos, sem receios, e de forma nenhuma condenar o planeta, pois, quando se acredita, se alcança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário